Os consumidores com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa não têm a mesma restrição para abrir uma conta bancária digital, porque o processo de abertura de conta em uma instituição bancária tradicional envolve a liberação de limites de crédito, além do fornecimento de outros serviços e produtos.
O cartão de crédito, por exemplo, é utilizado para cobrar taxas altas que justifiquem a manutenção do correntista na carteira de clientes do banco. Um consumidor com capacidade de pagamento e movimentação financeira reduzidas não compensaria.
Os bancos digitais, por outro lado, oferecem seus serviços mesmo que o cliente esteja negativado, pois não utilizam a pontuação usada como referência de credibilidade no sistema financeiro brasileiro. Conhecida como score, ela serve para aumentar as chances de adquirir um bom financiamento ou empréstimo.
Ficou curioso para descobrir mais sobre essa novidade do mundo financeiro? Neste post explicaremos como funciona a conta digital para negativados. Acompanhe:
O que são contas digitais?
As contas digitais são aquelas em que todas as transações acontecem por meio de aparelhos como smartphones, tablets e computadores com acesso à internet. São serviços mais baratos ou livres de tarifas, principalmente devido à utilização da plataforma digital, que inviabiliza a necessidade de manter uma forte infraestrutura de atendimento.
Assim como no método tradicional, imediatamente após a abertura, a conta digital disponibiliza serviços como emissão de boletos para clientes, cartão de débito para realizar compras e saques, pagamento de contas e, em alguns casos, até suporte financeiro e contábil.
Quais documentos são exigidos para abrir uma conta digital?
Bem como da maneira convencional, a maioria das contas digitais exige a mesma documentação. No entanto, são menos burocráticas, pois o envio de alguns documentos é feito pela internet:
- Baixe o aplicativo e acesse o formulário de cadastro;
- Escolha uma opção entre conta jurídica ou de pessoa física;
- Informe os seus dados pessoais, como nome completo, CPF/CNPJ e endereço residencial;
- Selecione as funcionalidades importantes para o seu perfil, como emitir boleto bancário, por exemplo;
- Indique se deseja usar uma máquina de cartão, caso o perfil seja jurídico;
- Envie o cadastro e aguarde o e-mail para confirmação;
- No e-mail de confirmação, geralmente, é enviado um código de ativação para começar a usar os serviços.
Alguns lugares solicitam aos clientes a digitalização de documentos como: comprovante de residência, comprovante de pagamento salarial (holerite), RG (identidade) e CPF (Cadastro de Pessoa Física). Para as empresas, podem ser requisitadas as cópias do cartão CNPJ (Registro Nacional de Pessoa Jurídica) e contrato social.
Como é possível abrir uma conta digital para negativados?
Os bancos digitais oferecem essa alternativa para os negativados porque os serviços são liberados de forma limitada, ou seja, sem acesso a cartões de crédito, empréstimos, financiamentos ou cheque especial, por exemplo. Da mesma forma, acontece com a abertura de conta-salário ou poupança.
É preciso restabelecer a credibilidade dessas pessoas para que elas sejam reintegradas no sistema financeiro. No entanto, as instituições ainda ficam receosas quanto aos serviços que podem ser disponibilizados, em razão do nível de risco desses clientes.
Mesmo assim, todos têm o direito de movimentar os recursos conquistados com o próprio trabalho, ainda que no momento os valores sejam insuficientes para quitar dívidas anteriores e essa é a função que a conta digital para negativados desempenha.
Agora que entendeu como funcionam as contas digitais, que tal criar uma para você?