A conta digital é uma solução que se adapta a esses tempos de internet, blockchain e fintechs. Ela veio para atender clientes mais exigentes ou desbancarizados e a ideia é que sua experiência personalizada traga agilidade e conforto a suas vidas.
Sua popularização tem aumentado porque os bancos estão desenvolvendo ações para melhorar a segurança da plataforma, com tokens digitais para substituir cartões de senha e novos protocolos. Dessa forma, o cliente se sente mais seguro para usar essa nova possibilidade, que prioriza a economia de algo que não se pode comprar: o tempo.
Neste post, abordamos a conta digital, suas características, bancos que a oferecem, as principais diferenças em relação a uma conta tradicional e suas funcionalidades. Confira!
O que é uma conta digital?
É o mesmo que uma conta tradicional, mas funciona na web e qualquer pessoa com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode se cadastrar para ter acesso a uma.
Principais características
Informalidade
A conta digital e seus respectivos serviços, oferecidos no ambiente on-line em vez de caixas eletrônicos e presencial, têm movimentação informal — podem ser administrados de qualquer lugar e em qualquer horário —, que oferece maior mobilidade ao usuário.
Sigilo
A plataforma digital tem dever de discrição e sigilo. Por isso, cuida da confidencialidade ao tratar das informações e das movimentações de clientes.
Praticidade
São muitas as facilidades oferecidas nesse ambiente. E, da mesma forma que a informalidade, oferece maior mobilidade ao correntista.
Conveniência
Não é necessário se locomover nem enfrentar filas. Além disso, a conta pode ser utilizada em horários estendidos — o que ajuda a não perder prazos de pagamento.
Agilidade
A rapidez de acesso promove a diminuição do tempo que poderia ser gasto para esperar por atendimento em agências físicas.
Quem pode oferecer uma conta digital?
Como diferencial competitivo, as empresas ou bancos não são obrigados a oferecer essa facilidade a seus clientes. Bancos como Itaú, do Brasil e Bradesco permitem acesso a uma conta digital a partir de cadastro feito em agências físicas e plataformas on-line.
No Banco Inter o cadastro é feito diretamente pelo site. A conta digital é oferecida, ainda, pelos bancos Neon (que não faz análise de crédito), Original e Santander. Instituições mais conhecidas que ainda não têm a conta digital incluem HSBC e Citibank.
Quais são as principais funcionalidades de uma conta digital?
As funcionalidades da conta digital dependem do banco. Em geral, eles oferecem pacotes gratuitos ou mais baratos. Veja, a seguir, as principais delas.
Cartões de crédito e débito
A maioria não cobra anuidade de cartão, que pode ser múltiplo e das bandeiras Elo (Bradesco e Banco do Brasil), Mastercard (Inter, Original, Santander e Itaú) e Visa (Neon).
Saque
Os saques podem ser realizados em caixas próprios ou no Banco24Horas.
Depósito
Alguns fazem depósito de cheques por foto, como o Inter e o Original. Depósitos em dinheiro podem ser feitos em caixas próprios, quando houver, ou por meio do pagamento de um boleto em casas lotéricas com o valor desejado.
Pagamentos
Todas oferecem a possibilidade de pagamento ou recebimento de contas sem a cobrança de taxas adicionais.
Saldo e extrato
Todas as atividades on-line de consulta de extrato e saldo são gratuitas.
Transferência
Para contas do mesmo banco não há cobrança. TED e DOC são ilimitados e gratuitos no Itaú, no Inter e no Bradesco. Original e Neon oferecem uma transferência gratuita por mês e os demais cobram pelo procedimento.
Emissão de boleto
Inter e Itaú permitem a emissão de boleto.
Aplicativo móvel
Todos os bancos oferecem aplicativo móvel.
Quais as diferenças entre as contas digital e tradicional?
O relacionamento entre cliente e banco em uma conta digital se restringe ao ambiente virtual. As taxas bancárias são mais baratas que na versão tradicional, já que os custos de manutenção são reduzidos.
Muitas oferecem ferramentas que auxiliam no orçamento e nas finanças pessoais — um diferencial importante para quem precisa fazer esse controle. As facilidades aumentam proporcionalmente à tecnologia: é preciso escolher um pacote que atenda às suas necessidades e ofereça uma boa relação custo-benefício.
Quer conhecer mais ferramentas e plataformas que vão mudar sua vida financeira? Assine nossa newsletter e receba informações diretamente no seu e-mail!
1 comentário
Pingback: 5 mitos e verdades sobre as contas digitais que você precisa saber - Diretório de Artigos