Desemprego, crise econômica ou até falta de planejamento são alguns motivos que podem nos deixar atolados de dívidas. Pra quem está no vermelho, o sonho de sair dessa situação, parece impossível, já que as contas não param de chegar.

Apesar não ser uma tarefa fácil, existem algumas saídas para o super endividamento, além de algumas atitudes simples que vão mudar o seu orçamento. Pronto(a) para sair do vermelho? Continue lendo o post e aprenda  com 6 dicas de como sair do vermelho, salvar suas finanças e organizar melhor o seu dinheiro!

Como sair do vermelho e organizar melhor o seu dinheiro

Em tempos de crise, a maioria dos brasileiros procuram fazer trabalhos em casa para sair do vermelho, mas você sabia que uma pesquisa realizada pelo SPC revelou que 46% dos brasileiros não conseguem controlar o seu orçamento?

Saia do vermelho e controle o seu dinheiro

Para sair do vermelho, é preciso ter planejamento financeiro. o que não acontece na maioria dos casos. Sabemos que em tempos de crise é difícil para o trabalhador sem salário fixo, administrar o dinheiro que ganha, mas com essas 6 dicas você saberá como sair do vermelho e organizar melhor o seu dinheiro. Vem comigo!

CONHEÇA AS SUAS DÍVIDAS

O primeiro passo para sair do vermelho e organizar a suas finanças é conhecer as suas dívidas. Por isso coloque tudo no papel pra ver quanto você deve, para quem e qual o tempo de atraso. Não se esqueça de registar até mesmo os pequenos gastos do dia a dia, como gorjetas, padaria, pequenos lanches ou até mesmo passagens de ônibus.

Por mais que pareça bobagem, essas pequenas despesas podem impactar o seu orçamento, fazendo toda a diferença no final do mês. Anotar os gastos diários é uma ótima forma para saber onde estão as maiores despesas e se é possível economizar.

REDUZA OS GASTOS FIXOS

Corte gastos fixos e saia do vermelho

Quando falamos em educação financeira e em economizar, a maioria das pessoas dizem: “Com a quantia que eu ganho, não tenho como economizar!”. Mas a verdade é: se você ganha pouco ou não sabe quanto vai lucrar no mês, se comprometer com gastos fixos é arriscado. Existem gastos que não podemos nos livrar, mas podemos economizar de alguma forma:

  • Economize no aluguel

Antes de alugar um imóvel, pesquise muito cada locação. Veja quais são os bairros que você moraria. Por mais que um corretor de imóveis possa te ajudar nessa tarefa, é  muito melhor fazer isso sozinho(a). Sai mais barato e você conhece as redondezas do imóvel.

Além disso, confira se o local precisa de reformas. Caso precise, proponha uma reforma para o proprietário, deixe o imóvel nos trinques e negocie um abatimento no valor do aluguel. Nesse caso, você e o proprietário só tem a ganhar nesse acordo!

Caso não dê no orçamento morar sozinho(a), leve em consideração dividir o aluguel com algum amigo(a) de confiança. Além de dividir o valor do imóvel, você estará repartindo também, algumas despesas fixas!

  • Contas de água e luz

Sempre dá pra economizar na conta de água e luz para sair do vermelho e organizar melhor o seu dinheiro. Fique de olho em torneiras abertas ou luzes acesas sem necessidade.

Lembre-se:

Pequenos hábitos geram grandes impactos positivos no seu bolso.

  • Planos de telefonia

Reveja o seu plano de telefone, analise se o valor está de acordo com o que você realmente gasta. Ligue para a empresa contratada, exija a qualidade do plano escolhido ou veja a possibilidade de oferecem outro mais em conta que caiba no seu bolso.

Lembre-se:

Se você quer sair do vermelho gastando pouco, tenha em mente que dá pra economizar em quase tudo que fazemos.

EVITE DÍVIDAS NO CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito é uma emboscada para quem trabalha de forma autônoma. Ele nos dá a sensação de poder comprar tudo o que quisermos com pagamento facilitado. E assim, você começa a parcelar tudo o que compra, até perceber que fez dívidas para todos os meses do ano sem ter a certeza de que vai conseguir pagá-las.

Evite usar o cartão de crédito

Tenha apenas um cartão de crédito 

Ter mais de um cartão de crédito, faz com você pague mais de uma anuidade. Se você quer sair do vermelho e organizar melhor o seu dinheiro, essa é a melhor opção.

Aproveite os programas de milhas

Se você viaja muito e deseja economizar, a maioria dos cartões de crédito oferecem programas de milhas, que funcionam como uma segunda moeda para você fazer compras com desconto. Aproveite essa vantagem e se cadastre no programa do seu cartão!

Negocie a sua anuidade

Hoje em dia é possível negociar a anuidade do cartão abaixando o valor ou até mesmo eliminando essa cobrança. Vale a pena ligar conversar com o seu gerente ou provedor de crédito.

A melhor solução

A dica de ouro para acabar com o cartão de crédito e sair do vermelho rapidamente é pagar tudo à vista. Mas como pagar à vista sem ter dinheiro suficiente? É simples! Parcele o que você deseja comprar antecipadamente, ou seja, guarde todo mês o valor correspondente o que seria a parcela do cartão de crédito. Assim você terá a quantia completa para comprar à vista e ainda pechinchar um desconto.

Deixe o cartão de crédito para compras de valores extremamente altos e que não podem ser negociadas à vista.

PLANEJE CADA MÊS UTILIZANDO PLANILHAS

Agora que você já colocou todas as suas finanças em um papel é hora de modernizar: utilize planilhas para sair do vermelho urgente e te ajudar na organização das informações.

Onde fazer a minha planilha?

O programa mais usado para fazer qualquer planilha é o Excel. A segunda opção é o Google Drive que possui quase todas as funções que o Excel oferece, mas com a vantagem de ter a planilha salva em nuvem, isso quer dizer que, as informações ficam armazenadas na sua conta Gmail e disponíveis para acessar-las em todo o lugar.

Como organizar a sua planilha

Primeiramente coloque todos os meses do ano em cada coluna. Em seguida coloque as suas despesas levando em conta informações como: contas, fixas, despesas com alimentação, combustível, o dinheiro que você gasta na padaria etc.

Guarde os comprovantes

Quando for efetuar alguma compra, guarde os comprovantes para não esquecer de colocá-los na planilha. Notas fiscais, comprovante de débito, promissórias ou qualquer coisa que sirva para você controlar o valor gasto.

Faça os cálculos 

Some as despesas do mês e compare com o seu dinheiro. Para facilitar calcule a porcentagem do seu salário de acordo com os seus gastos. Assim você saberá quantos por cento do seu dinheiro você está gastando em determinada despesa.

Ter o controle dos gastos é fundamental para quem precisa sair do vermelho e organizar melhor o seu dinheiro.

Não tem como ser saudável financeiramente sem ter organização.

FAÇA ACONTECER

Motivação para ganhar dinheiro em casa

Você já ouviu falar que “tempo é dinheiro”? O pior erro de quem precisa sair das dívidas é ficar parado. Existe uma frase da palestrante e escritora Carrie Wilkerson que diz: “Quanto mais tempo você passar sem ações, mais dinheiro você estará perdendo.” A famosa frase está certa, as mudanças acontecem quando corremos atrás dos objetivos.

O mais importante de tudo é acreditar em si mesmo, tenha confiança e você verá a sua situação melhorar.

Leia também: Como conseguir um bom crédito

BUSQUE MANEIRAS DE AUMENTAR A SUA RENDA

Existem vários tipos de negócios que você pode começar a fazer para ganhar dinheiro em casa e sair do vermelho gerando renda extra. Por várias vezes tive que fazer ligações, reuniões, enviar e-mail e correr atrás de clientes para conseguir o que eu queria.  Não tem muito mistério: no final é só colocar tudo em prática para conquistar as suas metas.

Ideias de negócio

Aqui no blog existem diversas ideias para você abrir o seu negócio e sair do vermelho organizando melhor o seu dinheiro. Deixarei abaixo algumas opções para você se inspirar e abrir o seu negócio já:

Você pode ganhar dinheiro com artesanato:

Muitas pessoa me fazem a seguinte pergunta: “Como ganho dinheiro com artesanato?” Ao contrario do que muita gente pensa, é totalmente possível ter uma renda extra ou até mesmo uma renda principal fazendo e vendendo artesanato, seja pela internet ou no mundo offline.

Os artesanatos se tornaram objetos de muito valor, afinal eles são feitos à mão trazendo um sentimento de cuidado para nós. Quando  compramos um produto industrializado  não damos tanto valor quanto algo artesanal. Por isso as peças feitas à mão tem um preço sentimental muito grande para o consumidor.

Existem vários tipos de artesanato, mas quais deles vão te garantir renda? Apesar de ser uma pergunta comum, não é tão fácil de ser respondida. Você deve pensar no que mais te agrada, algo que você goste de fazer.

Organizei abaixo uma lista com diferentes tipos de artesanato e materiais. Se você ainda não sabe do que gosta, pesquise e identifique qual técnica você tem mais aptidão!

  • Artesanato com papel
  • Artesanato com reciclagem
  • Biscuit
  • Crochê
  • Artesanato em EVA
  • Artesanato em Feltro
  • Artesanato em Fuxico
  • Artesanato em MDF
  • Pachtwork
  • Sabonete artesanal
  • Artesanato com Vidro
  • Artesanato com Tecido
  • Lembrancinhas para casamento
  • Lembrancinhas para aniversários
  • Pintura em tecido
  • Pintura em tela
  • Encadernação Artesanal
  • Caixinhas de madeira
  • Artigos de festa

Agora é só escolher o que mais combina com você!

Fazendo doces e salgados:

O doces e os salgadas estão cada vez mais na moda. A era gourmet tem deixado esse tipo de negócio tão em alta que dá para ganhar bastante com as vendas dessas iguarias. O melhor de tudo é que você pode abrir o seu negócio em casa mesmo, facilitando ainda mais quem precisa sair do vermelho e organizar melhor o dinheiro.

Produzido conteúdo para o youtube:

Hoje o título de youtuber virou profissão. Fazer conteúdo para o youtube tem sido a fonte de renda extra de várias pessoas. Ganhe dinheiro com o youtube produzindo vídeos monetizados sobre o assunto que você preferir.

Muitas marcas famosas procuram os youtubers para fazer propaganda dos produtos, não só na internet como na televisão também.

Utilizando o instagram:

O principal objetivo do instagram é ser uma rede social de compartilhamentos de fotos, mas hoje ele se tornou uma poderosa ferramenta de divulgação para marcas. Existem pessoas que ganham muito dinheiro fazendo apenas um post falando sobre um produto ou marca.

Para chegar ao ponto de uma marca te escolher para representar um produto é necessário que o seu perfil no instagram tenha muitos seguidores. Sua postagens também precisam fazer sucesso de likes com o público. Você precisa ser um influenciador na vidas dos usuários do aplicativo.

Abrindo uma franquia 

A maior vantagem da franquia é que o modelo de negócios já está pronto, você só precisa administrar.

Vendendo coisas online

Sabe aquela roupa que você não usa mais? Venda na internet. As vendas de objetos usados cresce a cada dia. Aproveite essa deixa para sair do vermelho e ganhar uma renda extra com as suas vendas online.

São várias opções e você pode encontrar todas aqui no blog Como Ganhar Dinheiro de Casa.

CONCLUSÃO

Se você chegou até aqui, parabéns! Isso quer dizer que você já tomou a decisão de mudar a sua vida com todas as dicas de como sair do vermelho e organizar melhor o seu dinheiro.

Agora que você já sabe da importância de se planejar financeiramente é hora de colocar todas as dicas em prática para sair do vermelho! Então que tal aproveitar esse momento de organização para não reviver esse aperto em 2018?

Se você fez algum empréstimo, parcelou ou até mesmo pegou dinheiro emprestado com amigo/parente, deve se programar para pagar cada parcela, todo mês, ou se programar para quitar integralmente as dívidas. E não se esqueça: “O segredo para sair do vermelho é o planejamento”.

Se você está pronto para mudar a sua vida, faça o teste com todas as dicas descritas acima e comente aqui abaixo quais foram os resultados! Além disso aproveite para ler os últimos textos aqui do blog!

Até mais e boa sorte!

Share.

1 comentário

  1. Pingback: Como Controlar o Orçamento: Dicas Simples para Manter Suas Finanças em Dia — Finanças Pessoais

Leave A Reply

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Exit mobile version